Como o design pode aumentar suas vendas

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Ultimamente, muitas empresas que investem apenas em ações mais simples, como as baseadas em estratégias de preços, têm reclamado da queda nas vendas e da dificuldade em conseguir novos clientes. Outras empresas parecem estar mais imunes a essas mudanças no mercado e entender o que diferencia estas duas situações pode ajudar o negócio a melhorar em vendas e ampliar a clientela.

Para aumentar suas vendas significativamente, não apenas em datas específicas, é preciso estratégias capazes de captar clientes fixos, que vão se identificar com a proposta de valor do seu negócio e que não vão comprar apenas uma vez pelo baixo preço, mas sim comprar por ter criado uma relação de identificação com a marca.

Para muitas das empresas que crescem mesmo em momentos de crise, o design é e sempre foi um grande aliado; pois pode representar visualmente a sua proposta de valor, posicionar sua marca, destacar o seu produto frente à concorrência ou gerar aproximação com seu público-alvo. Lembre-se que utilizar a criatividade ao seu favor é essencial.

Alguns dados podem até ajudar a gente a entender melhor:

Um levantamento da FGV, com o objetivo de mensurar o impacto do design no faturamento das empresas, identificou que 95% daquelas que investem em design de produtos declaram que o design aumenta a competitividade. Nesse mesmo universo, 77% declararam aumento na margem de lucro ao investir no design, 80% aumento do faturamento e 85% sentiram aumentar a sua participação no mercado. Um ponto comum às empresas bem sucedidas é que 90% consideram o design importante para a empresa.

E quando falamos em design, não estamos falando apenas da criação. Design é mais do que aparência, porque design e inovação são importantes diferenciais competitivos, frente à concorrência.

O design é capaz de trabalhar diversos aspectos que geram identificação com o público e que permitem vender mais e construir relações duradouras, estimulando o retorno e a fidelidade à marca ou ao negocio. Por isso, é importante investir no visual, que não se limita à criação de uma marca, mas que é indispensável para chamar atenção do público em diversas situações; como no ponto de venda, deixando seu ambiente mais atrativo, por exemplo.

O design de embalagens também tem grande importância para a diferenciação de seu produto nas prateleiras e para reforçar a proposta de valor da marca. Se você possui um ponto de venda, é importante que a linguagem visual do seu ambiente esteja alinhado à linguagem visual das suas embalagens, deixando o ambiente sem confusão visual e atrativo para os clientes. Mas, se você não possui ponto de venda e vai distribuir seus produtos em outros locais, é essencial ter uma comunicação visual que comunique a essência da sua empresa desde a marca até nas embalagens. Afinal, quando o cliente procurar por um produto nas prateleiras, as embalagens mais atrativas podem chamar atenção e conquistá-lo.

E se você quer melhorar suas vendas, utilizando inspiração e criatividade, pode contar com a Guash para construir não só a marca da sua empresa, mas para criar todo um projeto de comunicação visual que represente uma essência capaz de conquistar e fidelizar clientes. Você pode entrar em contato conosco aqui mesmo em nosso site.